Webloyalty

84% dos portugueses comprarão viagens online igual ou mais que no ano passado

As viagens (63%) são a segunda categoria mais comprada online pelos portugueses, apenas atrás da moda (78%)

No ano passado, o setor do turismo português apresentou números recorde (19% do PIB e mais de 14,4% das exportações) que o Secretário de Estado do Turismo de Portugal estima que sejam superados em até 5% no exercício de 2025.

Do total, o volume de viagens e serviços turísticos que os portugueses adquirem através da Internet é cada vez maior. Concretamente, 84% dos portugueses tencionam comprar viagens pela Internet igual ou mais que no ano passado, segundo indica o ‘Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025’. Especialmente no caso dos residentes na zona de Lisboa e Setúbal, onde 1 em cada 5 cidadãos afirma que comprará ainda mais que em 2024.

De facto, em geral, as viagens (63%) são a segunda categoria mais comprada online pelos portugueses, apenas atrás da moda (78%). Esta percentagem sobe a quase 70% no caso dos habitantes da zona Centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu) e desce para 50% no caso do Alentejo (Beja, Évora, Portalegre e Santarém).

Além disso, os números de gasto online também respondem às tendências gerais de viagem dos portugueses, que apostam principalmente no turismo nacional. O estudo da Webloyalty revela que 32% gastam online em reservas de serviços turísticos, por viagem e pessoa, menos de 300€; outros 32%, menos de 500€; 27% menos de 1000€ e apenas 9% afirma gastar mais de 1.000€.

Também encontramos oscilações entre regiões relativamente ao gasto. Os portugueses residentes na R.A. Madeira são os que apresentam uma percentagem mais alta (22%) entre os que afirmam gastar mais de 1.000€ nas suas reservas; no outro extremo – os que gastam em média menos de 300€ – são os residentes da zona de Faro (40%).

O relatório ainda destaca que, no que diz respeito à compra de viagens online, 73% dos portugueses reservam alojamentos, 51% transporte, 33% bilhetes e atividades e 25% pacotes de férias.

O verão, momento estrela para beneficiar do cashback

O canal online permite aos consumidores comparar, aceder rapidamente às melhores ofertas e reservar de forma simples, pelo que não é de estranhar que seja um sucesso para adquirir viagens. No entanto, existem vias de poupança extra como o cashback, que ganha especial relevância na categoria de viagens.

“Plataformas como o Compra e Poupa oferecem ao comprador online um reembolso pelas suas compras de, no mínimo, 10%, o que representa uma poupança considerável. Através de uma subscrição mensal, o cliente português tem acesso a mais de 200 reconhecidas lojas de todo o tipo: viagens, eletrónica, comida ao domicílio, perfumarias, farmácias, moda, casa, alimentação de animais de estimação, espetáculos…, acedendo, além disso, a cupões de desconto. No caso das viagens é especialmente interessante porque, ao terem valores altos, com uma única compra é possível tirar o máximo partido da sua subscrição[SC1] [JP2] ”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia e Brasil, companhia líder na geração de receitas adicionais para eCommerce através de uma solução de Retail Media.

A concorrência e as ofertas tornam-se um desafio para o setor, que procura alternativas

O verão torna-se um momento em que o setor precisa de ajustar as suas margens para enfrentar  a alta concorrência. No entanto, precisamente essa diversidade de opções oferece aos consumidores grande quantidade de ofertas e promoções das quais podem beneficiar.

“Segundo o nosso estudo, 20% dos portugueses afirma que o verão é a época do ano em que mais compram online. Pelo que é o momento perfeito para as lojas online apostarem em soluções como o Retail Media. As empresas turísticas que optarem por sistemas de Retail Media no ponto de venda online, terão sem dúvida uma estratégia clara para gerar receitas extra que compensem os preços tão ajustados que têm de estabelecer nestes períodos. Oferecer informação, no momento ideal é chave para chegar ao consumidor e captar a sua atenção, além de incentivar a fidelização[SC3] [JP4] , revela o diretor.

* Estudo Webloyalty ‘As compras online em Portugal’: 1.000 pessoas maiores de 18 anos com representatividade nacional e dados regionais disponíveis. Dispomos de dados das seguintes regiões: Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real); Centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu); Região de Lisboa (Lisboa e Setúbal); Alentejo (Beja, Évora, Portalegre e Santarém); Faro; R.A. Açores; R.A. Madeira.