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Famílias portuguesas preveem gastar, em média, até 200€ em lojas online para o “Regresso às Aulas”

11% prevê gastar online mais do que no ano passado nas compras para o regresso às aulas

A pressão económica de muitas famílias agrava-se durante o período do regresso às aulas, uma vez que, após os excessos do verão, a verba que têm de destinar para comprar o material escolar é cada vez maior devido à inflação. De facto, o gasto médio que se prevê que as famílias destinem ao regresso às aulas através do comércio online ascende, em média, até 200€, segundo o Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025.

No entanto, dependendo das regiões, a previsão de gasto online oscila consideravelmente, em parte pelo acesso a uma maior variedade de comércios físicos: a R.A. Madeira é a que mais vai gastar online (17% prevê mesmo mais de 300€) face à zona Centro (46% prevê menos de 100€).

Relativamente aos produtos que os portugueses afirmam comprar mais pela Internet para o início do ano letivo, destacam-se o material de papelaria (44%), roupa (43%), livros (38%), tecnologia (35%), calçado (33%) e mochilas (33%).

“O comércio eletrónico ganha cada vez mais relevância no regresso às aulas em Portugal. De facto, 11% dos inquiridos afirmou que nesta campanha comprará online mais do que no ano passado. A procura de ofertas, a facilidade para comparar preços ou evitar filas e deslocações são algumas das principais vantagens que levam as famílias a comprar os artigos dos mais pequenos através do canal digital”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil, empresa líder na geração de receitas adicionais para eCommerce através de uma solução de Retail Media.

Acima da média nacional (6%), são os Açores e Faro as regiões que lideram o ranking de quem afirma que no ano passado já comprou muito online para adquirir o material para o regresso às aulas, 25% e 12% respetivamente, face à região Norte, que inclui os distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, que é a que menos o fez (3%).

Quanto aos portugueses que afirmam que vão comprar online mais do que no ano passado, o ranking nacional seria Alentejo 21,43%, R.A. Açores 12,50%, Centro 12,43%, Faro 12,00%, R.A. Madeira 11,76% e a região de Lisboa 11,40%, e a zona Norte 7,93%.

O alto custo de vida e a inflação impulsionam novas vias de poupança

O custo de vida para uma família portuguesa estima-se entre 2 mil e 3 mil euros por mês, sem incluir o arrendamento e dependendo da cidade e do estilo de vida desejado*, o que demonstra a pressão económica das famílias e a limitação da sua capacidade de poupança, tendo em conta que o salário médio ronda os 1.600€. Por isso, em momentos em que o gasto é inevitável, o comércio online torna-se uma alternativa cada vez mais utilizada pelas famílias para comparar e poder descobrir opções com melhores preços ou promoções.

“A compra de produtos para o regresso às aulas é um momento de gasto para as famílias que torna interessante considerar a pertença a clubes de compras como o Compra e Poupa. E é que, por uma pequena quota mensal, os consumidores podem recuperar um mínimo de 10% do valor de todas as compras online realizadas através da plataforma. De um modo centralizado, podem aceder a mais de 200 lojas online totalmente reconhecíveis, de confiança e às quais se recorre com alguma frequência”, revela o diretor.

O regresso às aulas, o tiro de partida do Golden Quarter para as lojas online

A campanha do regresso às aulas assume cada vez mais importância para os comércios, pois representa o tiro de partida para um período intensivo de compras e consumo. E é que o denominado Golden Quarter representa uma época de alta procura de consumo que os comércios procuram aproveitar para atingir os níveis de rentabilidade objetivo.

“O Retail Media permite realizar uma publicidade e um marketing discreto, uma vez que direciona mensagens focadas em satisfazer as necessidades do consumidor no momento ideal. Tudo isto resulta numa melhoria da rentabilidade para as marcas e retalhistas ao impactar de um modo mais eficaz o consumidor final”, revelam desde a Webloyalty.

*Fonte: https://imin-portugal.com/blog/portugal-cost-of-living/#:~:text=How%20much%20money%20do%20you,taxi%20drives%2C%20and%20gym%20memberships

Estudo Webloyalty ‘As compras online em Portugal’: 950 pessoas maiores de 18 anos com representatividade nacional e dados regionais disponíveis. Dispomos de dados das seguintes regiões: Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real); Centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu); Região de Lisboa (Lisboa e Setúbal); Alentejo (Beja, Évora, Portalegre e Santarém); Faro; R.A. Açores; R.A. Madeira.