O cenário do Retail Media está a mudar constantemente, com os retalhistas a adotarem as tendências atuais para se manterem na vanguarda num panorama de retalho competitivo. Entre estas tendências, temos visto uma seleção de empresas de retalho que têm servido de referência em inovação na forma como geram receita.
Neste artigo, vamos a discutir mais profundamente como esses inovadores criaram novas oportunidades de negócio através da adoção de novas iniciativas de Retail Media, com a esperança de inspirar mais retalhistas a pensar mais sobre as tendências que o seu negócio pode adotar para 2025 e mais além.
Uber
A Uber tem algumas das mais coesas e progressivas táticas de Retail Media. Com três gestores diferentes a cargo de cada uma das divisões do negócio (Uber Rides, Uber Eats e Groceries), abriram caminho para demonstrar como tirar proveito de todos os pontos de contacto da jornada do consumidor.
A Uber tem uma estratégia Omnicanal incrivelmente sincronizada e está constantemente a disponibilizar espaços publicitários competitivos que se centram nos desejos e necessidades dos consumidores.
Um exemplo do seu Retail Media endémico inclui a combinação as suas três aplicações subsidiadas e a recomendação de determinados produtos de uma aplicação, com base nas compras e decisões tomadas na outra. Por exemplo, se um consumidor encomendar comida rápida na aplicação Uber Eats, ser-lhe-ão sugeridos produtos relacionados na aplicação de mercearia. Estas novas adaptações ao modelo de retalho da Uber têm contribuído para o aumento das suas receitas ano após ano. Os resultados mais recentes do aumento das receitas da Uber Technology apontam para um valor de 10,70 mil milhões de dólares, um aumento de 16% de ano para ano.
Exemplos do seu Retail Media Não-Endémico incluem uma parceria com o fornecedor de energia Octopus, com a oportunidade de disponibilizar espaço publicitário nas costas dos assentos quando os clientes estão a fazer viagens com a Uber.
Se quiser saber mais sobre a forma como a Uber conseguiu diversificar e aumentar as suas receitas com o Retail Media, pode ler a entrevista exclusiva com o Head de Advertising da Uber para o Reino Unido e Irlanda, Paul Wright, neste relatório sobre a diversificação dos fluxos de receitas, realizado pela Webloyalty UK.
Deliveroo
A Deliveroo tem uma enorme rede de consumidores fiéis que usam a plataforma semanalmente. Em 2022, a Deliveroo lançou a sua própria rede de Retail Media, proporcionando às marcas mais espaços publicitários que alcançam uma maior audiência. Desde então, a Deliveroo expandiu o seu negócio com o Deliveroo Shopping, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra mais personalizada e envolvente, com a possibilidade de encomendar o que precisam e, adicionalmente, receber add-ons como itens de mercearia, presentes e muito mais.
Estas ofertas adicionais não somente ajudam a criar uma experiência melhorada para os consumidores, como também oferecem aos comerciantes da Deliveroo um espaço publicitário mais direcionado e relevante e, por sua vez, criam maiores oportunidades de receitas para a Deliveroo como um todo.
Ao olhar para as iniciativas publicitárias em grande escala da Deliveroo, há uma lista completa de diferentes soluções por onde escolher. Os anunciantes podem utilizar os seus anúncios de visualização e pesquisa na plataforma, que podem ser combinados com uma solução de amostragem não digital. Em alternativa, a Deliveroo também oferece aos anunciantes a opção de realizar campanhas de exposição entrega, tanto para marcas endémicas como não-endémicas da empresa.
A Deliveroo iniciou estes programas a um custo mais baixo para os anunciantes que estavam dispostos a fazer parte da sua iniciativa de teste e aprendizagem com o lançamento, dando às marcas a oportunidade de entrarem no espaço do Retail Media a um custo mais baixo. Para saber mais sobre as capacidades de publicidade da Deliveroo, visite o seu sítio web: Deliveroo Media & Ecommerce.
Amazon
A Amazon criou um investimento significativo no espaço do Retail Media, detendo 37% do market share.
Uma vez que a Amazon funciona como um Marketplace diversificado que inclui milhares de marcas diferentes a oferecer produtos semelhantes, a sua capacidade de publicidade Retail Media permite aos compradores descobrir novas marcas que oferecem produtos semelhantes aos que pesquisaram ou estão a procurar, o que também pode ser uma ferramenta extremamente útil para as marcas que estão a tentar aumentar o seu alcance junto dos consumidores e o reconhecimento da marca.
A sua plataforma de Search Ad (anúncios que aparecem em resultados de pesquisas) é um fantástico exemplo de como eles tornaram isso possível. Por exemplo, se um consumidor estiver a buscar por uma marca ou produto específico, uma marca ou produto semelhante aparecerá no topo dos resultados da pesquisa. Como os consumidores da Amazon têm uma alta intenção de compra, as taxas de conversão permanecem elevadas no âmbito dessa estratégia e, por sua vez, as empresas estão dispostas a investir mais em despesas com anúncios para obter resultados promissores em relação aos seus concorrentes. Para conhecer mais sobre a Amazon Ads, visite o seu sítio web: Amazon Ads: Empezar com Amazon Ads.
Tesco – Tesco Media and Insight
A Tesco tem provado constantemente ser um líder no panorama do Retail Media, ao focar em expandir o seu negócio através de parcerias valiosas. Depois de construir o seu próprio negócio de sucesso, a ”Tesco Media & Insight Platform”, a Tesco anunciou a sua parceria com a empresa de investimento em mídia GroupM.
Tal como discutimos no nosso artigo Os Desafios do Retail Media, cada vez mais anunciantes estão a confiar nas redes de Retail Media para os ajudar a navegar no novo território do Retail Media. Atualmente, a Tesco detém uma quota de 28% dos produtos de mercearia no Reino Unido, com mais de 21 milhões de lares envolvidos no seu programa Club Card. Proporcionou uma oportunidade inovadora de publicidade para os seus clientes através da utilização dos dados da sua base de consumidores fiéis.
Boots Media Group
A Boots é outro retalhista que lançou a sua própria rede de Retail Media, a Boots Media Group, em 2021, através de uma parceria estratégica com a Three Fold, um especialista líder em Retail Meda em Nova Iorque e Londres.
A criação do seu grupo de media tem como objetivo ligar melhor as experiências online e na loja para os consumidores, ao mesmo tempo em que promove a marca dos seus clientes. Paralelamente, o Boots Media Group proporciona aos seus clientes publicitários relatórios de campanha detalhados e acesso a dados e perceções valiosos. Em particular, há um foco no posicionamento do Retail Media para ser mais personalizado através destes dados, graças a uma estratégia centrada em otimização por IA, que beneficia as suas ofertas de retalho em plataformas de terceiros e em seus canais próprios.
eBay
O eBay tem mantido a sua posição de forte interveniente no cenário do Retail Media, ocupando o 4º lugar de maior Marketplace pela sua quota de vendas de retalho no comércio eletrónico.
O eBay desenvolver seu próprio grupo de Retail Media, denominado “eBay Ads”, que oferece um serviço intitulado “Promoted Listings Standard Ads” (“Anúncios Padrão de Listas Promovidas”, em português), que proporciona uma grande visibilidade aos anunciantes a um custo acessível, bem como o “Promoted Listings Advanced” (“Listas Promovidas Avançadas”, em português), que oferece às marcas notáveis oportunidades de pagamento no topo da pesquisa. Para além disso, o eBay também está a oferecer oportunidades de anúncios fora do site. Estas ofertas contribuíram para o crescimento das suas receitas ano após ano, uma vez que se espera o aumento de um 23% nas receitas até o final do ano.
O eBay é um exemplo fantástico de um marketplace mais antigo que se adaptou com êxito ao panorama moderno do comércio eletrónico para manter o fluxo de negócios entre os anunciantes e os seus clientes e manter uma vantagem competitiva em relação a outros mercados importantes no panorama do Retail Media.
Walmart Connect (EEUU)
A Walmart Connect ganhou o mérito de ser uma das dez principais plataformas de publicidade nos Estados Unidos.
A Walmart Connect desenvolveu uma estratégia omnicanal de Retail Media bem sucedida e altamente estratégica, centrando-se nas compras através de aplicações e melhorando a experiência do cliente. O seu modelo de publicidade oferece uma variedade de possibilidades para as suas marcas e, com a conexão da aplicação aos seus produtos na loja, registou um aumento impressionante de 22% só nas vendas a retalho, o que é o dobro do valor do seu rival de comércio eletrónico, a Amazon. Isto deve-se principalmente à expansão dos seus leilões de visualização, à segmentação preditiva e às melhorias na relevância da pesquisa, bem como ao Retail Media offsite através de uma parceria com uma empresa líder em AdTech chamada “The Trade Desk”.
Quer saber mais sobre o Walmart Connect? Leia este artigo sobre o Marketplace do Walmart: Vender no Walmart Marketplace: Benefícios e melhores práticas | Tinuiti
Webloyalty
Na Webloyalty, trabalhamos com mais de 200 retalhistas online a nível internacional para os ajudar a construir relações mais fortes e mais rentáveis com os seus clientes através da nossa abordagem única de Retail Media que conduz os consumidores ao nosso programa de compras. Ajudamos os clientes dos nossos parceiros retalhistas online a poupar centenas de euros por ano, ao mesmo tempo que proporcionamos ao nosso parceiro um fluxo de receitas adicionais secundárias. Pode saber mais sobre as nossas soluções e novidades sobre o mercado visitando as páginas “Notícias” e “Estudos” no nosso sítio Web.
Conclusão
Ao refletirmos sobre esta análise de alguns dos principais inovadores no Retail Media, é evidente que cada um tem uma abordagem única.
Retalhistas como a Boots e a Tesco optaram por estabelecer parcerias com poderosas empresas de média para obter um acesso valioso aos dados dos consumidores e criar uma experiência de publicidade mais personalizada e relevante para os seus clientes.
Os retalhistas de comércio eletrónico, como a Amazon e o eBay, estão a aprender a fazer a ponte entre os consumidores fiéis e a descoberta de marcas não endémicas, ao passo que o Walmart, a Deliveroo e a Uber conseguiram dominar uma abordagem omnicanal que sincroniza uma estratégia de publicidade para corresponder ao percurso de compra dos seus consumidores.
Se estiver interessado em conhecer outras empresas que exploraram oportunidades de receitas adicionais, descarregue o relatório da Webloyalty UK com a Retail Insider, “Diversifying Revenue Streams”.
Fontes:
- Uber Technologies Revenue 2017-2024 | UBER | MacroTrends
- Uber’s Evolution Shows How Retail Media Will Get More Complicated – And Lucrative | AdExchanger
- Tesco signs ‘landmark’ retail media partnership – Retail Gazette
- Inside Boots’ mission to create a ‘world class media agency’ (marketingweek.com)
- The Rise of Retail Media: How Amazon Drives Search Ad Growth (ampd.io)
- As retail media networks multiply, Amazon stands alone | Marketing Dive#
- Deliveroo’s media platform is a game-changer. Here’s why – Wavemaker UK (wavemakerglobal.com)
- Deliveroo Media & Ecommerce
- What is Walmart Connect? | Tinuiti
- Top 15 Retail Media Networks to Watch in 2024 [Updated] | Tinuiti
- Tesco Media and Insight Platform – dunnhumby